O jogador do Barcelona treinou nos últimos dias e o selecionador Ronald Koeman tinha grandes esperanças de uma recuperação atempada de uma lesão no tornozelo, mas isso acabou por ser uma desilusão adiada.
Na Laranja Mecânica, a retirada de De Jong será, sem dúvida, um duro golpe. A notícia chegou na mesma noite em que outro médio, Teun Koopmeiners, também sofreu uma lesão. O jogador agarrou-se à virilha durante o aquecimento para o jogo de preparação que terminou em goleada sobre a Islândia (4-0) e teve de ceder o seu lugar a Jerdy Schouten, jogador do PSV.
Leia aqui a crónica do encontro

“Estou triste e desapontado por não chegar ao Campeonato da Europa. Fizemos muito nas últimas semanas, mas o meu tornozelo precisa de mais tempo, infelizmente”, escreveu o jogador da formação catalã na sua conta no Instagram.
Frankie De Jong, de 27 anos, reconheceu que “é um sonho e a maior honra representar” os Países Baixos numa fase final, “vestir a camisola laranja, cantar o Wilhelmus (hino do país) e sentir o apoio de todo o país”.
“Agora vou, assim como toda a legião laranja, torcer pela nossa equipa fora do campo. Força rapazes”, finalizou De Jong, que tinha sido um dos eleitos do ex-treinador do Benfica Ronald Koeman para a fase final do Euro-2024.
Os Países Baixos, campeões europeus em 1988, integram o Grupo D, juntamente com França, Polónia e Áustria, numa fase final que se realiza na Alemanha, de 14 de junho a 14 de julho.