É difícil encontrar outra questão pessoal que preocupe tanto os adeptos do Bayern e da seleção alemã como Joshua Kimmich. Embora fosse um médio puro no RB Leipzig, Kimmich ocupou várias posições em Munique - incluindo a de lateral-direito. Impressionou em ambas as posições, mas qual é a sua verdadeira posição?
De Estugarda para o grande palco
Aos 12 anos, Kimmich foi transferido para a equipa de juniores do Estugarda. Mesmo aqui, Kimmich tinha de ajudar no lado direito da defesa, mas a sua posição era clara: à frente da defesa, no meio-campo. As suas exibições foram convincentes, e o RB Leipzig, que na altura estava em terceiro lugar, prestou atenção ao múltiplo internacional júnior e contratou-o em 2013.
Kimmich não precisou de um longo período de arranque em Leipzig e tornou-se quase imediatamente titular no RB Leipzig - no meio-campo defensivo. O motor do meio-campo fez quilómetros durante dois anos e nunca foi empurrado para a defesa. Também permaneceu no centro durante o título do Campeonato da Europa de Sub-19 em 2014.
Intercâmbios em Munique
Em 2015, o jovem de 20 anos mudou-se para o Bayern de Munique. E, apesar de ter de jogar a defesa-central, foi sempre no centro que teve mais tempo de jogo. Só ocasionalmente foi empurrado para o exterior nos planos de Pep Guardiola e Carlo Ancelotti.
A grande evolução aconteceu na época 2017/18, quando Kimmich passou a jogar apenas a lateral-direito - e a desempenhar bem a sua função. Foi parte integrante da equipa durante duas épocas, antes de regressar ao meio-campo em 2020. Em fevereiro de 2024, após as lesões de Mazraoui e Boey, Thomas Tuchel teve de repensar a sua posição e deslocar o seu pivot do meio-campo para a defesa - onde voltou a encontrar o seu lugar.
Os técnicos da seleção também acompanharam a evolução do jogador no clube. Em março, Nagelsmann seguiu o exemplo de Tuchel, seu sucessor no Bayern, e deslocou Kimmich para a lateral direita.
Euro-2024: Qual é o lugar de Joshua Kimmich?
Joshua Kimmich pode continuar a deixar a sua marca na seleção nacional, seja no meio-campo defensivo ou na lateral direita. Nos planos de Julian Nagelsmann, o jogador do Bayern de Munique está atualmente escalado na lateral direita - e com razão.
O plantel da Alemanha tem um excesso de jogadores no meio-campo defensivo. Nagelsmann parece ter encontrado a sua dupla central, formada pelo criativo Toni Kroos e pelo mais seguro Robert Andrich. Atrás deles, esperam o sempre presente Pascal Groß e o jovem Aleksandar Pavlovic, companheiro de Bayern. Talvez haja espaço ao lado de Kross, mas o selecionador nacional optou por uma dupla que se complementa. Com Kroos/Kimmich, a Alemanha teria dois jogadores criativos em campo.
Além disso, desde que Philipp Lahm se retirou, o plantel alemão tem uma grande deficiência: as laterais. Apesar de terem sido encontradas soluções provisórias, apenas Kimmich ganhou o título de melhor jogador do mundo. Com o jogador de 29 anos na defesa, é possível optar por Kroos e Kimmich sem perder o aspeto defensivo. O jogador do Bayern de Munique, com a sua vocação ofensiva, sente-se em casa no flanco direito e pode desenvolver todo o seu potencial.
Não são muitos os jogadores que conseguem desempenhar várias funções ao mais alto nível, mas Kimmich é uma dessas excepções. Por isso, costuma jogar onde a perda de qualidade é maior sem ele. No plantel da Alemanha, Toni Kroos e Benjamin Henrichs são as alternativas posicionais e, com todo o respeito ao defesa do Leipzig, Kimmich é ainda mais valioso na lateral direita.