Itália 0-0 Turquia

Preparado para receber a Liga dos Campeões em 2024/25, o Estádio Renato Dall'Ara contou com uma grande afluência de público para este jogo de preparação. Os campeões europeus, que procuram prolongar a sua série de quatro jogos sem perder, tiveram uma primeira parte muito positiva.
Os únicos momentos de destaque foram a passagem de Mateo Retegui de quase herói a vilão, quando esteve a centímetros de marcar um canto na garganta do guarda-redes, e a entrada imprudente de Ozan Kabak, que fez com que o antigo jogador do Liverpool fosse retirado de maca.
Entre esses momentos, Kaan Ayhan cabeceou por cima do travessão, antes de quase virar o marcador no final do primeiro tempo, mas Baris Alper Yilmaz fez o mesmo. E foi apenas a trave que impediu uma falha no último lance do primeiro tempo, quando o canto cobrado por Lorenzo Pellegriniencontrou a cabeça de Bryan Cristante no poste mais próximo, mas ele só conseguiu acertar a trave, para incredulidade de todo o estádio.

Retegui voltou a ser uma ameaça no início da segunda parte, rematando rasteiro para uma defesa de Altay Bayindir. Mais uma vez, as bolas paradas pareciam ser a melhor esperança da Turquia para conseguir uma vitória surpreendente, e Merih Demiral poderia ter feito uma quando acertou no alvo após um canto, mas Guglielmo Vicario manteve o resultado empatado com um raciocínio rápido.
A partir daí, as chances foram diminuindo, com o jogo sendo disputado quase em ritmo de passeio nos minutos finais, já que a retenção de energia era cada vez mais importante.
Na verdade, este nunca foi um jogo clássico, já que ambas as seleções estão a caminho da Alemanha.
Será necessário melhorar muito a finalização para Itália passar o designado "grupo da morte" do Euro-2024, mas haverá alguma satisfação em passar o oitavo particular consecutivo em casa sem perder. A Turquia, por sua vez, ficará feliz por ter recuperado algum orgulho depois da goleada de 6-1 sofrida para a Áustria em março.
