Tribal Football

Jogador amador já trabalha com a seleção do Uruguai para particular contra a Costa Rica

AFP
Walter Domínguez, com a sua equipa, Juventud Soriano
Walter Domínguez, com a sua equipa, Juventud SorianoProfimedia
Um avançado de uma liga amadora foi convocado para a seleção uruguaia formada por jogadores locais para um encontro particular contra a Costa Rica na próxima sexta-feira, informou a Federação Uruguaia de Futebol (AUF).

Acompanhe as incidências da partida

Walter Dominguez, avançado da Organización de Fútbol del Interior (OFI), que reúne clubes não profissionais de todo o país, exceto da capital Montevidéu, foi convocado para a partida entre os Celestes e os Ticos no Estádio Nacional de San José, na sexta-feira, às 03:00.

Advertisement
Advertisement

Dominguez, de 24 anos, faz parte da chamada "Selección del medio local", que foi criada recentemente para dar aos jogadores que competem em torneios no Uruguai "uma vitrine para mostrá-los a nível internacional", de acordo com a AUF.

Esta equipa alternativa não será treinada pelo argentino Marcelo Bielsa, que está à frente da equipa Celeste que se prepara para disputar a Copa América nos Estados Unidos em junho e julho.

A substituir "Loco" Bielsa estará Diego Pérez, um dos treinadores da equipa técnica da seleção uruguaia sub-20 campeã do mundo na Argentina em 2023.

Para além de Dominguez, avançado do Juventud de Soriano (oeste) e vencedor da Taça Nacional OFI, a lista de jogadores convocados por Pérez inclui o guarda-redes Randall Rodríguez, do Peñarol, o médio Rodrigo Chagas, do Nacional, e o avançado Matias Fonseca, do Wanderers e irmão do médio do River Plate, Nicolás Fonseca.

No total, 23 jogadores compõem o elenco celeste para o particular na Costa Rica, que não é disputado em dia de FIFA.

"A verdade é que estou muito feliz. Não estava à espera, foi uma surpresa", disse Dominguez ao jornalista Alex Martin num vídeo publicado no Twitter a 4 de maio, quando se soube que tinha sido convocado para o jogo.

Não é a primeira vez que um jogador do futebol amador do interior do país vai diretamente para a Celeste sem ter jogado profissionalmente, embora isso não aconteça há mais de quatro décadas, de acordo com registos citados pelo jornal El Observador.

Os últimos, Jorge Rodríguez e Enzo Ángelo, foram convocados em 1978 e, antes disso, Omar Rey em 1973, todos os três de clubes do departamento de Paysandú.

O caso mais emblemático, porém, foi em 1957, quando Néstor "Tito" Gonçalves saiu do Universitario de Salto direto para a seleção uruguaia, com a qual disputou os Mundiais do Chile, em 1962, e da Inglaterra, em 1966, e se tornou uma lenda no Peñarol, na década de 1960, com o qual conquistou três Libertadores, duas Taças Intercontinentais (hoje Mundial de Clubes) e nove campeonatos uruguaios.